Lunda Sul: Obras na barragem de Tshihumbwe decorrem a bom ritmo

Obras na barragem hidroeléctrica de Tshihumbwe (Foto: ANGOP)

As obras do aproveitamento hidroeléctrico do rio Tshihumbwe, no município de Dala, 160 quilómetros da capital da província da Lunda Sul, decorrem a bom ritmo, estando o seu término previsto para Fevereiro de 2017, informou hoje (quarta-feira) o director do projecto, Mateus Catumbela.

A construção da barragem que vai fornecer energia eléctrica às cidades do Luena e Kamanongue (Moxico) e Dala (Lunda Sul) teve início em Julho de 2013 está avaliada em 97 milhões de dólares e terá a capacidade de produzir 12,4 megawatts.

Em entrevista ao programa Diário Matinal, da emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), o responsável disse que em dois anos de trabalho as infra-estruturas da central e da linha de transportação estão a 50 e 60 porcento da sua execução física.

Informou que o caudal e as características geológicas do rio Tshihumbwe atende a potência instalada, acrescentando que numa primeira fase o aproveitamento Hidroeléctrica do Dala fará o transporte de energia para a cidade do Luena e no município de Dala e na segunda fase a mesma fará a transportação no município de Camanongue.

“Para além da potência instalada, o importante neste empreendimento é a interligação do sistema, estão a ser projectadas novas redes e com esta de 110 já é possível nós fazermos a interligação do sistema leste com a entrada em funcionamento das grandes centrais hidroeléctrica que estão a ser construídas no país, com ela teremos maior potência disponível e poderemos atender mais municípios na região”, frisou. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA