Ler Agora:
Isabel dos Santos chumba continuidade de Ulrich no BPI
Artigo completo 2 minutos de leitura

Isabel dos Santos chumba continuidade de Ulrich no BPI

Fernando Ulrich não pode ser reconduzido como presidente executivo do BPI. A empresária angolana rejeitou a proposta de alteração de estatutos que tinha a bênção do CaixaBank.

Isabel dos Santos chumbou uma possível recondução de Fernando Ulrich como presidente executivo do BPI. A alteração dos estatutos que abriria essa possibilidade foi chumbada na assembleia-geral desta quinta-feira, 28 de Abril, contando com a palavra decisiva da empresária angolana, soube o Negócios.

Os estatutos do BPI têm um artigo que impede que gestores com mais de 61 anos sejam eleitos para a comissão executiva. Fernando Ulrich tem 63 anos: “Não podem ser designados para a comissão executiva membros do conselho de administração que, a 31 de Dezembro do ano anterior à data da designação, tenham idade igual ou superior a 62 anos”.

Partindo de uma sugestão do presidente não executivo, Artur Santos Silva, a alteração deste artigo foi colocada à apreciação dos accionistas, já que a administração considera que a regra “se revela demasiado restritiva, no sentido de que impede a implementação de soluções de composição daquele órgão executivo que são do interesse do Banco BPI”.

Contudo, os accionistas rejeitaram. Como o Negócios já deu conta, esta proposta contava com o “sim” do principal accionista do banco, o CaixaBank. Logo, foi a segunda maior accionista, a Santoro, de Isabel dos Santos, que teve uma palavra determinante. (Jornal de Negocios)

por Alexandra Noronha, Celso Filipe, Diogo Cavaleiro, Maria João Gago

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.