Huíla: População bovina nos Gambos cresce para 180 mil cabeças

Huíla: Gado em pasto (Foto: Morais Silva)

A população de gado bovino no município dos Gambos, muito conhecido pelo seu potencial pecuário, cresceu nos últimos dois anos de 150 mil para 180 mil, mesmo com as estiagens cíclicas que se registam na região, disse o director local da agricultura, João Chico.

João Chico precisou que, a população actual de 180 mil bovinos em todo território do município, tem sido vacinada nas campanhas para o controlo da sanidade dos animais, assim como para se fazer o recenseamento de quantos animais existem.

Disse que a reprodução do gado é actualmente feita de forma natural pelos criadores autóctones e por métodos científicos nas fazendas situadas no desfiladeiro da Tunda dos Gambos.

Afirmou que só este ano nove mil e 987 bovinos foram imunizados contra várias doenças, esperando que até Maio próximo este numero atinja os mais de 100 mil.

Com uma população estimada em 75 mil e 988 habitantes, o município dista a 150 quilómetros da cidade do Lubango e ocupa uma extensão territorial de 8.124 quilómetros quadrados. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA