Huíla: Fazendeiros chumbam proposta para tornar cooperativa do sul em nacional

Huila: Álvaro Fernandes - Director-geral de Cooperativas de Criadores de Gado do Sul de Angola (Foto: Morais Silva)

A proposta que visava tornar a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) em nacional foi chumbada sábado, em assembleia de balanço, com a justificação de factores de ordem logística e organização por parte dos futuros filiados, deu a conhecer, no Lubango, o director-geral da mesma , Álvaro Fernandes.

Em entrevista à Angop, à margem da realização da 12ª Assembleia Geral de Balanço e de Renovação de Mandatos da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola, o gestor afirmou que por falta de financiamento e de uma organização aceitável, por parte dos futuros filiados, ainda não é possível concretizar essa intenção.

“Há questões diversas pois as distintas regiões são um pouco diferentes nos seus objectivos, forma de vida e de condições climáticas, que não permitem a criação de animais para o abate de talhos”, realçou o fazendeiro.

Segundo o director-geral, a cooperativa aposta no Sul por existirem as condições propícias para a criação de gado e produzir-se carne de qualidade, embora nas noutras localidades também se faça, mas não da forma desejada.

Disse que Angola é um país grande e as cooperativas devem desenvolver-se e ser mais regionais possíveis para que se possam concentrar nos objectivos para o desenvolvimento da região.

Explicou, por outro lado, que a intenção é de se fazer uma associação nacional, para que as várias cooperativas se associem e tenham os seus próprios estatutos e um objectivo principal de ser parceiro do Estado.

Na Assembleia Geral de Balanço, os afiliados estão analisar o relatório de contas do ano transacto e perspectivar acções para o presente assim como a eleição do corpo directivo da cooperativa, uma vez que o presidente poderá continuar a ser o empresário Luís Nunes.

Entretanto, ainda no sábado, os fazendeiros realizaram um leilão onde estavam expostas 200 cabeças de gado bovino, caprino e suínos.

A Cooperativa de Criadores de gado do Sul de Angola foi criada em 2004 e conta com 71 filiados das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Cuando Cubango, Benguela e Cuanza Sul. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA