Huíla: Chibia com viveiro para produção de árvores

Repovoamento florestal em alta (Foto: Morais Silva)

Um viveiro com capacidade de produção de 15 mil pés árvores diversas será, este ano, criado pela Direcção Municipal da Agricultura na Chibia, província da Huíla, no âmbito do combate à seca e a desertificação.

Falando à Angop, nesta segunda-feira, o director local do sector, José Borges, referiu que está identificada uma área cuja dimensão não foi revelada para se realizar a reprodução de plantas para o repovoamento florestal, assim como para pessoas colectivas e singulares que quiserem adquiri-las.

Numa primeira fase, frisou o responsável, serão priorizadas as espécies de eucaliptos, cedro e lingustrum, sendo que a posterior se procederá ao cultivo de outras espécies como os pinheiros e jacarandás.

Para sucesso do projecto, o responsável frisou que conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província, administração local, bem como com a colaboração de colegas da vizinha província do Namibe, estes últimos para o fornecimento de sementes de plantas típicas da região.

Actualmente, salientou a fonte, a Direcção da Agricultura tem feito recurso ao polígono florestal do município da Humpata para aquisição de plantas que são lançadas à terra na Chibia.

Com uma população composta por 181.431 habitantes, a Chibia situa-se a 42 quilómetros a sul do Lubango. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA