Huambo: Nova geração de militares precisa apostar forte da sua formação

Huambo: Segundo comandante da RMC, brigadeiro Rodrigues Ndala “Surpresa” (Foto: Júlio Vilinga)

A nova geração de militares precisa apostar forte na sua formação, essencialmente na educação moral, patriótica, técnica e profissional, disse quinta-feira, o 2º comandante da Região Militar Centro, brigadeiro Rodrigues António “Surpresa”.

Discursando na abertura da 11ª reunião metodológica dos órgãos de educação patriótica desta região, com a duração de dois dias, informou que a formação, que deve ser assumida como prioridade, permite fazer com que a nova geração de militares responda melhor os desafios relacionados com a defesa da Pátria.

O brigadeiro Rodrigues António “Surpresa” disse que a condição de militar, enquanto servidor da pátria, exige, sempre que necessário for, o sacrifício da própria vida, daí a necessidade dos jovens militares estarem suficientemente preparados, do ponto de vista moral, patriótico e académico, para melhor interpretar as orientações superiores.

Também afirmou que a única via capaz de manter consciente o efectivo castrense do seu verdadeiro papel e, ao mesmo tempo, conhecedor da história, das tradições e, profissionalmente, bem dotado sobre a ciência e arte militar para fazer face ao novo cenário internacional que tende a desestabilizar os Estados, com realce para os mais vulneráveis, é a formação permanente.

Por isso, recomendou os educadores patrióticos a ser mais dedicados ao trabalho e militares com iniciativa de aconselhar os comandantes, os chefes a distintos níveis e colegas de trincheiras, no sentido de promoverem os valores considerados indissolúveis à condição do militar.

O responsável militar disse que os especialistas patrióticos devem ser eles os promotores da solidariedade, da honestidade, do amor à pátria, da unidade e da reconciliação nacional, do espírito de corpo e de missão, do respeito aos símbolos nacionais, da Constituição da República e da hierarquia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA