Governante incentiva angolanos a criatividade para ultrapassar as dificuldades

Cândida Narciso - Governadora da Lunda Sul (Foto: Francisco Miudo/Arq)

A governadora da provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, incentivou na segunda-feira, em Luanda, os angolanos a empenharem-se de forma criativa para encontrar os caminhos tendentes a ultrapassar as dificuldades financeiras que o país vive por via de execução dos projectos existentes.

Em declarações à Angop, à margem do Fórum sobre o Financiamento e Gestão de Programas do Estado”que decorreu sob lema “ melhorar para optimizar o financiamento dos programas sociais do Estado”, referiu que apesar de escassez de recursos financeiro, o sector da educação como o ensino primário e alfabetização, constituem prioridade do governo da Lunda Sul.

Na sua óptica, a aposta no sector da educação vai permitir que no futuro, se promova um conjunto de acções de formação com o objectivo de desenvolver conhecimentos e competências pedagógicas.

“Apesar de ser eminentemente mineira, a província da Lunda Sul tem dado passos significativo, para explorar o sector agrícola, tendo em conta as grandes quantidades de recursos hídricos e terras aráveis”, sublinhou a responsável.

Segundo disse, historicamente a província da Lunda Sul, já produziu grandes quantidades de arroz. Sublinhou que a falta da capacidade tecnológica e o capital humana condiciona a boa vontade do governo.

Salientou que a província conta com alguns programa no sector das pescas, como da pesca continental que congrega um projecto de piscicultura, numa parceria entre a Sociedade Mineira do Catoca e o governo local, que está permitir a produção em tanques de algumas quantidades de peixe Cacusso.

Deu a conhecer que os projectos ligados aos sectores da agricultura e pescas, estão a permitir o aumento de mais postos de trabalho e a nutrição das famílias. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA