Forças iraquianas libertam milhares de prisão em área controlada pelo EI

(AFP)

Forças iraquianas libertaram milhares de presos que estavam em uma cadeia subterrânea em uma região controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), informaram os militares neste sábado.

“No avanço para liberar a localidade de Hit da organização EI, as forças de segurança descobriram uma enorme prisão”, disse o coronel Fadhel al Nimrawi. “Era uma prisão subterrânea”, onde estavam detidas 1.500 pessoas, que foram libertadas, disse o militar.

Malalah al Obeidi, funcionário local de Anbar, confirmou o número de pessoas que estavam na prisão e disse que a maioria era de civis.

O grupo extremista conquistou grandes extensões de território no norte e no oeste de Bagdad em 2014, mas as autoridades iraquianas conseguiram recuperar terreno.

Em Dezembro, as forças iraquianas conseguiram recuperar Ramadi, a capital regional, e agora tentam voltar a controlar Hit e Fallujah, os outros dois grandes centros urbanos da província. A grande ofensiva para liberar a cidade foi contida pela necessidade de destinar tropas para proteger a população de Bagdad. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA