EUA: Sanders diz que perdeu nas primárias porque “pobres não votam”

(AFP)

O candidato à Casa Branca, Bernie Sanders, disse em uma entrevista com trechos divulgados neste sábado que suas derrotas nas primárias para a democrata Hillary Clinton aconteceram porque “pessoas pobres não votam”.

Sanders concentra grande parte de sua campanha na luta contra a desigualdade. Ele, no entanto, perdeu para Hillary em 16 dos 17 estados americanos com maior desigualdade de renda.

Questionado durante a entrevista concedida à rede de televisão NBC sobre a derrota nesses estados, respondeu: “Porque as pessoas pobres não votam (nas primárias)”.

“Isso é um fato. Uma triste realidade da sociedade americana”, lamentou, insistindo que o país “precisa transformar essa tendência”.

Trechos da entrevista foram divulgados nesse sábado, um dia antes da previsão para ir ao ar.

Sanders ressaltou que conseguiu votos dos jovens, mas que teve mais dificuldade em fazer sua mensagem chegar às pessoas de baixa renda. Ele lembrou que “80% das pessoas pobres não votaram” nas eleições de 2014.

Os dados do censo dos EUA nessas eleições apontaram que 24,5% dos cidadãos americanos com ou acima de 18 anos que ganham menos de US$ 10.000 por ano compareceram às urnas, o que significa que 75,5% não votaram. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA