EUA lançam ataque aéreo contra líder shebab na Somália

(AFP)

Os Estados Unidos lançaram um ataque aéreo contra um alto dirigente do grupo shebab na Somália que estaria planeando ataques contra americanos em Mogadíscio – anunciou o Pentágono nesta sexta-feira.

“Em cooperação com o governo federal da Somália, na quinta-feira 31 de Março, militares americanos lançaram um ataque aéreo contra Hassan Ali Dhoore, um alto dirigente de Al-Shebab”, anunciou o secretário de Comunicação do Pentágono, Peter Cook, em um comunicado.

O Departamento americano da Defesa está avaliando se Dhoore morreu no ataque.

Hassan Ali Dhoore “era membro” do setor de inteligência dos shebab, grupo ligado à rede Al-Qaeda.

O dirigente “foi directamente responsável pelo ataque de 27 de Março de 2015 contra o hotel Maka ak-Mukarram de Mogadíscio”, no qual morreram “15 pessoas, incluindo um somali-americano”.

Segundo o porta-voz do Pentágono, Dhoore também teve “uma participação directa” no ataque contra o Aeroporto Internacional de Mogadíscio, no dia 25 de Dezembro de 2014, no qual morreram sete soldados da União Africana na Somália (Amisom) e um cidadão americano.

Os rebeldes shebab multiplicaram seus ataques de grande envergadura na Somália desde o início do ano.

Após sua expulsão de Mogadíscio, em Agosto de 2011, os shebab sofreram várias derrotas e perderam a maior parte de seus bastiões, mas ainda controlam vastas zonas rurais. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA