Equador:Levantado alerta de maremoto após sismo

(EURONEWS)

Após o sismo de magnitude 7.8 que atingiu a zona norte do litoral equatoriano e que matou várias dezenas de pessoas, o governo decretou estado de emergência “para manter a ordem” nas províncias de Esmeraldas, Los Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.

O Centro de Alerta de Tsunamis- Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis num raio de 300 quilómetros do epicentro já não é uma ameaça pelo que o alerta foi levantado.

A capital do país, Quito, a 173 quilómetros da região atingida, está sem energia elétrica, as autoridades relatam “danos consideráveis” no epicentro e em outros locais, como a cidade de Guayaquil.

O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou no Twitter que as autoridades estão avaliar os estragos. O chefe de Estado equatoriano regressa este domingo ao país após uma visita a Roma, Italia.

O Vice-presidente, Jorge Glas comanda as deligências mais urgentes. “Todas as forças de segurança estão em alerta máximo para proteger a vida dos cidadãos. Existem algumas áreas em algumas cidades que estão sem fornecimento de energia elétrica, como resultado do terremoto.”

Em Guayaquil o colapso de uma ponte atingiu inúmeras viaturas. Ao mesmo tempo foi registado no norte do Perú um terremoto de magnitude 7,4 de acordo com o Instituto Geofísico peruano. Não há para já relatos feridos. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA