Deputados tomam posse em Cabo Verde

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro cabo-verdiano. (RFI / Guillaume Thibault)

Cabo Verde passou a contar hoje com um novo Parlamento, após as eleições legislativas do mês passado, a tomada de posse dos novos deputados ocorre dois dias antes do Governo assumir funções.

Os 72 deputados eleitos a 20 de Março foram empossados na manhã desta quarta-feira, e Jorge Santos, deputado do MpD, partido vencedor das legislativas, é o novo presidente da Assembleia Nacional, sendo eleito com 63 votos a favor, seis contra e duas abstenções. No seu primeiro discurso, o novo presidente do Parlamento cabo-verdiano, Jorge Santos, apontou a reforma do Estado, a descentralização e a regionalização do país como os grandes desafios do desenvolvimento de Cabo Verde.

Por sua vez, o presidente cessante do parlamento cabo-verdiano, Basílio Mosso Ramos, no seu discurso de despedida desejou felicidades aos deputados da IX legislatura e que consigam elevar o nome da Assembleia Nacional a outros patamares.

Por outro lado o PAICV foi a primeira força política a eleger a direcção do grupo parlamentar, a presidente do partido, Janira Hopffer Almada, assume a liderança da bancada do PAICV na Assembleia Nacional. O MPD, que tem a maioria, elege na quinta-feira a direcção do seu grupo parlamentar.

O novo ciclo político no país começa agora e na sexta-feira toma posse o novo governo liderado por Ulisses Correia e Silva. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA