Cuanza Norte: Carolina Cerqueira considera cultura factor de solidariedade humana

Cuanza Norte: Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira (Foto: Estevão Manuel)

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira considerou terça-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, a cultura como um factor de solidariedade humana pelo facto da mesma estar intrinsecamente ligada a génese da pessoa.

Segundo a governante, que falava durante o acto de abertura do ciclo nacional de auscultação e concertação aos agentes culturais, a cultura é um dos sectores mais importantes da vida de um país, porque promove a cidadania, criatividade e a valorização da criação do homem através da sua imaginação.

Carolina Cerqueira frisou que as acções culturais contribuem também para o resgate dos valores morais, cívicos e patrióticos, recolha da tradição oral, a descoberta de novos fazedores em vários ramos da cultura entre outras para o melhoramento do acervo cultural.

“Nós temos que colaborar a nível da cultura, é um dos sectores mais importantes do país porque está intrinsecamente ligada a génese da pessoa e solidariedade humana, a cidadania, criatividade e a valorização da criação do homem através da sua imaginação e suas mãos”, frisou.

A ministra adiantou que, através da inter ajuda, solidariedade, entrosamento e, sobretudo, a ligação entre o departamento ministerial da cultura e os agentes culturais, pode se encontrar a saída ou plataforma para a resolução dos problemas que enfermam a classe.

Além de solucionar as inquietações, disse, essa interacção contribuirá para a expansão e a criatividade das iniciativas artísticas e encontrar uma plataforma de trabalho e rendimento que possa projectar a cultura nas comunidades. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA