Cuando Cubango: Responsável destaca potencialidades agrícolas da província

Norberto Garcia - Director da UTIP Foto: Gaspar dos Santos)

O director do Gabinete Técnico de Apoio ao Investimento Privado, Norberto Garcia, afirmou segunda-feira, em Menongue, que a província do Cuando Cubango tem um conjunto de factores que a tornam um exemplo para a produção agrícola e agro-industrial ao nível do país e não só.

Em breves declarações à imprensa no aeroporto Comandante Kwenha, momentos depois da sua chegada à Menongue, capital do Cuando Cubango, para presidir ao acto de celebração de contrato entre a Unidade Técnica para o Investimento Privado e a agropecuária rio Cafuma Limitada, a realizar-se nesta terça-feira, referiu que a província possui enormes terras aráveis para além do clima que facilita o fomento agrícola.

Defendeu a necessidade de capacitar e apoiar cada vez mais o sector privado à produção, acrescentando que o Governo continua a desenvolver mecanismos para que cada província de Angola possa ser exemplo de produção, tendo garantido que o Cuando Cubango tem tudo para poder ser um grande exemplo de produção.

Reconheceu que a província pode trazer as melhores soluções alimentares e outras, como do sector do turístico, na atracção não só de investimentos, mas também para o desenvolvimento da economia.

O projecto, avaliado em mais de USD 25 milhões, vai proporcionar, numa primeira fase, a criação de 103 novos postos de trabalho integralmente destinados a cidadãos nacionais, criando igualmente benefícios directos e indirectos para as comunidades locais nos sectores da educação e formação, empreendedorismo, infra-estruturas básicas, serviços de apoio, trocas comerciais e desenvolvimento turístico.

Por outro lado, o projecto prevê a formação e qualificação profissional da mão-de-obra nacional a empregar pelo projecto. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA