Chefe de Estado angolano convidado para empossamento do homólogo congolês

Presidente José Eduardo dos Santos (à dir) recebe mensagem do homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso (Foto: Francisco Miudo)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi convidado hoje, segunda-feira, a testemunhar a cerimónia de investidura do seu homólogo da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, reeleito no passado mês de Março, com 60 porcento dos votos.

O convite para a cerimónia, aprazada para 16 de Abril, em Brazzaville, está expresso numa mensagem do líder congolês, entregue ao Presidente angolano, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Congo, Jean Claude Gakosso, na qualidade de enviado especial.

No final da audiência, instado sobre a actual situação no Congo, após tensão vivida na zona sul da capital Brazzaville, depois do anúncio dos resultados do pleito eleitoral, Jean Claude Gakosso referiu à imprensa que o clima é calmo e que os mentores das escaramuças, antigos milicianos, estão sob alçada da justiça.

Por seu lado, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, que testemunhou a audiência, ressaltou que as relações entre Angola e o Congo são boas e tudo demonstra que os dois países estão juntos na senda do reforço das relações de amizade e cooperação.

A República do Congo, situada na África Central, fronteiriça com Angola, é membro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organismo de que o estadista angolano é presidente em exercício. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA