Bié: Crianças beneficiam do registo gratuito no município do Cuemba

Bié: Israel Elavoco - Administrador municipal adjunto do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)

Quatrocentas e quarenta e sete crianças beneficiaram este ano do registo de nascimento gratuito, no município do Cuemba, 164 quilómetros a leste da cidade do Cuito, província do Bié, informou hoje, segunda-feira, o administrador municipal adjunto, Israel Elavoco.

Em declarações à Angop, o responsável sublinhou que o sector da justiça, em parceria com a administração local, sobas e entidades religiosas, continua a sensibilizar as famílias no sentido de aderirem ao registo gratuito.

Para assegurar o processo, frisou o responsável, os funcionários do sector da justiça e direitos humanos foram capacitados sobre o direito à cidadania e outros temas relacionados com hábitos e costumes da região.

Apesar das dificuldades de acesso em algumas circunscrições do município, considerou positivo o desempenho do sector da justiça e direitos humanos e seus parceiros, essencialmente na consciencialização da população sobre a importância do registo civil.

Apelou, no entanto, as entidades de direito no sentido de expandirem os serviços nas demais localidades do município do Cuemba, para facilitar a adesão das famílias e, sobretudo, o ingresso das crianças no processo de ensino sem constrangimentos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA