BDA mais criterioso na concessão de crédito

(Foto: D.R.)

Vocacionado para a concessão de crédito ao investimento produtivo. o BDA tem activos avaliados em Kz 380 mil milhões e uma carteira de crédito equivalente a USD 1,3 mil milhões. Mas as perdas acumuladas também são muito elevadas

Cerca de USD 280 milhões é o valor das perdas acumuladas ao longo dos 10 anos de existência do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), informou Quarta-feira o seu presidente do Conselho de Administração, Manuel Neto da Costa.

“O banco acumulou, até ao momento, cerca de USD 280 milhões de perdas desde o início das suas operações e o nível de imparidades é de 38%. Isso quer dizer que a carteira de crédito do banco é má.

A continuar assim e nas circunstâncias actuais, em que os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) não fluem como antes do impacto do preço do petróleo, a perspectiva seria a falência do banco”, frisou.

Manuel da Costa, que falava à margem do acto de assinatura do contrato de empréstimo de USD 109 milhões para a construção do cabo submarino do Atlântico Sul que vai ligar Angola ao Brasil, disse ser por isso necessário primarse por uma melhor avaliação dos projectos a financiar. (opais)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA