Basquetebol: Petro vence 1º de Agosto e lidera fase de qualificação

Bic basket: 1º de Agosto x Petro de Luanda (Foto: Pedro Parente)

O Petro de Luanda lidera com 4 pontos a fase de qualificação do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol (Bic Basket2016) mercê da vitória, por 94-87, frente o 1º de Agosto, em partida disputado no Pavilhão Victorino Cunha.

No primeiro quarto, as duas formações entraram calmas e muito serenas, com uma boa exibição, onde o equilíbrio foi a tónica dominante, com dois empates nesta fase (14-14 e 22-22), mas já no final do período os militares saíram com vantagem mínima de dois pontos (26-24).

Apesar da normalidade, no segundo quarto, o árbitro Carlos Júlio interrompeu o jogo por cerca de quatro minutos, por causa de algumas frases obscenas por parte de alguns adeptos afectos ao 1º de Agosto, forçando a intervenção da polícia.

Cautelosas, as equipas baixaram a pressão nesta fase da partida, onde os petrolíferos procuravam soluções para chegar a vantagem, mas pecavam muito nos lances ofensivos, dando possibilidade dos “Agostinos” voltaram a sair na frente ao intervalo (49-47).

No reatamento, a formação comandada por Lazare Adingono entrou com as mesmas dificuldades, defendia muito mal e ainda falhava muitos lances, quer defensivos quer ofensivos, o que levou o técnico a pedir um desconto de tempo, surtindo o devido efeito, já que depois desta paragem os tricolores começaram a suplantar o adversário, chegando mesmo em superioridade no fim do terceiro quarto (68-72).

No período decisivo, quando eram decorridos três minutos, a melhor unidade até então da turma do rio-seco Hermenegildo Santos (23 pontos) sai lesionado, numa jogada em que teve um choque com um adversário, resultando num ferimento na cabeça.

Privados do seu base, o 1º de Agosto encontrou várias dificuldades para romper a bem arrumada defensiva petrolífera, assim como travar o ataque contrário, onde o destaque recaiu para Emmanuel Quezada, o cestinha da partida, com 33 pontos.

O Petro controlou o jogo até o final, com triunfo 87-94, somando a sua segunda vitória nesta fase, após derrotar na véspera o Interclube. Lidera esta etapa, com quatro pontos, seguido do seu oponente de ocasião, com três.

Com arbitragem de Carlos Júlio, Osvaldo Neto e Francisco Pacheco, as equipas marcaram da seguinte forma:

1º de Agosto, Francisco Sousa (07), Edson Ndoniema (02) , Armando Costa (04), Jorge Tati (00), Felizardo Ambrósio (11), Joaquim Gomes (02), Mutu Fonseca (00), Cedric Ison (17), Tarcio Domingos (00), Hermenegildo Santos (23), Islando Manuel (14) e Tariq Kirksay (07)

Técnico: Ricardo Casas

Petro de Luanda, Pedro Basto (00), Délcio Ucuahamba (00), Reggie Moore (07), Paulo Santana (00), Teotónio Dó (00), Emanuel Quezada (33), Leonel Paulo (14), Domingos Bonifácio (18), Hermenegildo Mbunga (00), Joaquim Pedro (00), Gerson Gonçalves (08) e Jason Cain (14).

Técnico: Lazare Adingono
(ANGOP)

1 COMENTÁRIO

  1. O Nº 16 FILMADO COM MUITA INVEJA NAS IMAGENS ACIMA POSTADAS, É O MVP-2016, REPITO, É O MVP-2016!

    PONHAM O RAPAZ FILMADO DE FRONTE! É O MVP DO MOMENTO! QUEM FILMA COM PROFISSIONALISMO NÃO POSTA FOTO DO MVP DE COSTAS PRA O PÚBLICO! INCOMPETENTES DUM RAIO!

DEIXE UMA RESPOSTA