Angola mantém compromisso com São Tomé e Príncipe

Primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada. (RFI/Miguel Martins)

Patrice Trovoada, primeiro-ministro são-tomense, regressou ontem da sua visita de dois dias a Angola. Entre outros assuntos, o chefe do Governo abordou a questão dos emigrantes são-tomenses em território angolano.

Apesar dos constrangimentos financeiros, Angola mantém o seu compromisso no acordo financeiro com São Tomé e Príncipe.

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, no regresso da sua visita de dois dias a Angola, disse que os dois países mantêm a excelência das suas relações.

De referir igualmente que Angola acolhe uma das maiores comunidades são-tomenses na Diáspora e dados apontam que muitos estão em situação ilegal.

Sobre este assunto, Patrice Trovoada disse ter registado a sensibilidade das autoridades angolanas para que se encontre uma solução. Sublinhou que serão dadas instruções à Embaixada de São Tomé e Príncipe em Angola para que faça uma radiografia da actual situação e submeta ao governo são-tomense propostas que, posteriormente, serão analisadas em pormenor com as autoridades angolanas.

Angola é um dos maiores parceiros estratégicos de São Tomé e Príncipe em África por razões históricas, políticas e culturais. Por isso, no quadro bilateral e multilateral os dois países têm tido regularmente concertações político-diplomáticas sobre diversas matérias, mormente de índole africano sobretudo no âmbito da União Africana. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA