Angola assina Acordo sobre Alterações Climáticas

Ministra do Ambiente, Fátima Jardim (Foto: António Escrivão)

Angola é um dos mais de160 países que hoje, sexta-feira, vai assinar o Acordo de Paris (COP21) sobre as Alterações Climáticas, durante uma cerimónia de Alto Nível a decorrer na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A Ministra do Ambiente, Fátima Jardim, que já se encontra na cidade de Nova Iorque, rubricará o Acordo, em representação do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos.

Na quinta-feira, a governante angolana, acompanhada pelo representante permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, Embaixador Ismael Gaspar Martins, participou num debate temático de alto nível sobre as metas do desenvolvimento sustentável.

O Acordo de Paris, aprovado em Dezembro de 2015, marca uma viragem histórica na resposta do mundo às alterações climáticas, no objectivo de procurar manter o aumento da temperatura global bem abaixo de dois graus Célsius e prosseguir os esforços para limitá-la a 1,5 graus.

Vários líderes mundiais confirmaram a presença na cerimónia de hoje, considerada a oportunidade para os Governos fazerem avançar o processo que conduzirá à implementação e ratificação do documento, adoptado em Paris durante a 21ª Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas (COP21).

O Acordo de Paris estará aberto à assinatura de todos os Estados Membros da ONU durante um ano, devendo entrar em vigor depois de ser adoptado por pelo menos 55 Estados partes que juntos emitem 55% dos gases de efeito estufa.

A Ministra do Ambiente de Angola chefia uma delegação integrada por quadros do seu pelouro e da Missão Permanente do país junto das Nações Unidas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA