9 sinais de que você nunca será rico

(InfoMoney)

Alguns hábitos são difíceis de mudar: dirigir pelas mesmas rotas, acordar no mesmo horário, frequentar os mesmos lugares, etc. Hábitos com o seu dinheiro também são comuns, mas é preciso ficar atento, pois alguns deles podem estar levando você para o caminho errado caso seu objectivo seja ficar rico, como mostra o Business Insider.

1 – Você coloca mais ênfase em guardar do que em ganhar dinheiro

Guardar dinheiro é fundamental, mas para construir um património você não precisa só focar no quanto consegue juntar, mas também em quanto consegue ganhar.

O milionário Steve Siebold diz que é importante ter estratégias para economizar, mas que as pessoas precisam começar a pensar em como fazer para ganhar mais. Para guardar dinheiro, você precisa ganhar primeiro. Uma técnica comum entre os milionários é que eles desenvolvem diferentes fluxos de renda e poupam de forma inteligente.

2- Você ainda não começou a investir

Uma das maneiras mais efectivas de se ganhar dinheiro a longo prazo é por meio dos investimentos, e quanto mais cedo você começar a investir, melhor.

“Em média, milionários investem 20% de suas rendas anuais”, escreve Ramit Sethi em seu best-seller “I Will Teach You to Be Rich” (Vou Te Ensinar a Ser Rico, em tradução livre).

Quanto mais você conseguir aplicar, melhor. Isso não significa que pequenas quantias sejam insignificantes, muito pelo contrário, uma vez que o dinheiro se valorizará com juros compostos.

3- Você está satisfeito com um salário estável e garantido

Pessoas comuns preferem ser pagas com base no tempo de trabalho, por meio de um salário e horas fixas, enquanto as pessoas ricas preferem receber de acordo com seus resultados e são, muitas vezes, trabalhadores autónomos.

“Não que as pessoas que trabalham de acordo com o ponteiro do relógio não se esforcem, mas este é o caminho mais demorado para o sucesso. A maioria sabe que ser autónomo é o caminho mais rápido para se alcançar riqueza”, diz Siebold.

4- Você compra coisas que não pode pagar

Se você costuma gastar mais do que ganha, é pouco provável que você fique rico. Ainda que você receba um aumento, não é aconselhável que isso sirva de justificativa para um suposto aumento no custo de vida.

“Eu não comprei meu primeiro relógio de luxo ou carro até que meus negócios e investimentos produzissem múltiplos fluxos seguros de renda”, escreve o milionário Grant Cardone. “Seja conhecido pela sua ética de trabalho e não pelas coisas que você compra”, completa.

5- Você está perseguindo o sonho de outras pessoas e não o seu

Se quer ter sucesso, você precisa amar o que faz, ou seja, precisa estar determinado e seguir aquilo que acredita.

Thomas C. Corley, escritor que passou cinco anos estudando milionários, conta que um erro comum é seguir o sonho de outras pessoas ao invés do seu, como o dos pais, por exemplo. “Quando você persegue o sonho ou o objectivo de outra pessoa, você tende a ficar infeliz com a profissão escolhida e isso reflecte na sua performance. Você simplesmente não terá a paixão que é necessária para atrair o sucesso”, escreve o autor.

6- Você raramente sai da sua zona de conforto

Se você quer construir riquezas, ter sucesso ou se dar bem na vida, você terá que lidar com as incertezas e com possíveis desconfortos.

“Um conforto físico, psicológico e emocional é um dos principais objectivos da classe média. Mas para aqueles que querem ser milionários, é preciso aprender a operar em um estado de constante incerteza”, escreve Steve Siebold.

7- Você não tem objectivos para o seu dinheiro

O dinheiro não vai simplesmente aparecer, você precisa trabalhar para que isso aconteça. Se você quer construir um património, estabeleça um objectivo claro e específico, antes mesmo de montar um planeamento financeiro para alcançar esse objectivo. (InfoMoney)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA