Zaire: Gestores escolares capacitados sobre o projecto ” Escolas Amigas da Criança”

(Foto: Pedro Moniz Vidal)

Cinquenta e três directores escolares do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, na província do Zaire, participam a partir desde, quarta-feira, em Mbanza Congo, num seminário de capacitação sobre o projecto ” Escolas Amigas da Criança”, de âmbito nacional.

De acordo com o coordenador deste projecto na província, Paulo Pedro Maria, que prestou, quarta-feira, a informação à Angop, o seminário terá a duração de cinco dias e decorre sob os auspícios da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

A formação abrange também responsáveis municipais do ensino geral, inspectores e supervisores provinciais que serão munidos de conhecimentos sobre a concepção, implementação e monitoria deste projecto.

Definiu como “projecto Escola Amiga da Criança”, a conjugação de esforços entre uma instituição de ensino e a comunidade onde está inserida na resolução de alguns problemas que afectam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

“As escolas e comunidades devem conhecer as características de uma Escola Amiga da Criança, porque se pretende incentivar a presença frequente das crianças nas escolas e também a comparticipação da comunidade na resolução de eventuais problemas da escola e vice-versa”, enfatizou.

Avançou que, neste seminário serão produzidos seis projectos educativo escolas, um para cada município, a serem implementados nas respectivas localidades com a comparticipação das comunidades.

O responsável explicou que os participantes a esse seminário terão a incumbência de disseminar as matérias apreendidas nas zonas de influência pedagógica (ZIP) e nos grupos de inter-aprendizagem dos respectivos municípios.

Perspectivou até Abril deste ano a criação de projectos “Escolas Amigas da Criança e Educativo Escola” em todas as instituições do ensino geral da província.

A formação decorre no complexo escolar do ensino primário nº1, localizado do bairro 11 de Novembro. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA