Voleibol: Federação perspectiva expandir prática ao Norte e Leste

Federação prevê expandir prática do voleibol (Foto: Morais Silva)

A Federação Angolana de Voleibol (FAV) perspectiva expandir a modalidade em localidades onde não se faz sentir, com realce para as zonas Norte e Leste do país, com a criação de associações provinciais, disse a Angop fonte oficial.

O presidente de direcção da FAV, Valentim Domingos, que prestou esta informação durante um encontro com os fundadores e antigos dirgentes da Federação ocorrido no passado fim de semana, em Luanda, disse ser uma das prioridades do programa de acção do seu mandato que esta prestes a terminar.

Para o dirigente o seu organismo tem trabalhado com vários núcleos constituídos pelo Desporto Escolar, que é a base de sustentação da modalidade em Angola, na ausência de clubes.

‘’O Desporto Escolar felizmente tem sido a base fundamental no desenvolvimento do voleibol no país, graças a colaboração do Ministério da Educação que tem dado particular atenção neste sentido. Temos também a colaboração de professores que são amantes e ex-praticantes da modalidade que asseguram a formação em diversas instituições escolares’’ – realçou.

A Federação, indicou, conta com as Associações de Luanda, Namibe, Huila, Bié, Huambo e o núcleo do Cunene, entre as 18 províncias, um número considero inferior. Brevemente será criado o seu representante no Cuando Cubango.

O 1º de Agosto, Bangú FC, Progresso do Sambizanga, Petro de Luanda, MTA, Volei-Blu, Petro do Huambo, Benfica da do Lubango (Huíla), Sporting do Bié, são entre os clubes que movimentam o voleibol no país.

‘’Estamos a trabalhar, apesar das dificuldades económicas, para que surjam mais núcleos e clubes para que se constituam as Associações nas restantes regiões’’ – disse.

De acordo com o presidente a aposta será também no desenvolvimento do voleibol de praia, já que em termos da modalidade praticada na praia está mais avançada em todos escalões e classes.

‘’O Voleibol de Praia está consolidado, por isso, será revisto o voleibol praticado na quadra, aproveitando o surgimento da empresa Refriango que está a formar muitas crianças na pratica desta disciplina’’ – enfatizou.

Informou que o 21 de Junho é a data provisoriamente encontrada como dia do voleibol em Angola, por ser a data em que o país se apurou pela primeira vez para os jogos olímpicos de Beijing (China) com duplas de praia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA