Vice-presidente da República aborda reforço da cooperação com Israel

Vice - Presidente da República de Angola, Manuel Vicente (à dir.), recebe embaixador de Israel (Foto: Lucas Neto)

O reforço da cooperação nos domínios da saúde, educação e agricultura foi discutido nesta quinta-feira, em Luanda, numa audiência que o vice-presidente da República, Manuel Vicente, concedeu ao embaixador de Israel acreditado em Angola, Raphael Singer.

Em declarações à imprensa no final do encontro, o diplomata israelita disse que as relações entre Angola e seu país são boas, “mas muito mais pode ser feito” a bem dos dois povos.

Afirmou que partilha os objectivos de Angola de diversificar a economia, e as fontes de rendimentos.

Referiu-se à participação do seu país em programas de cooperação agrícola como no Namibe, que, modo geral, visa parar o avanço do deserto e transformar zonas semi-áridas em terrenos férteis, bem como formar um maior número de angolanos nesta área.

Falou de projectos em curso com a participação israelita, tais como o mega projecto agrário da Quiminha (Luanda), que pode começar a produzir ainda este ano e a Aldeia Nova, na província do Cuanza Sul, que está a produzir yogourts e sumos.

O embaixador Raphael Singer manifestou o interesse em ver reforçada também a capacidade de segurança dos seus países, tendo como destaque, o combate ao terrorismo internacional.

Acusou a Palestina de apoiar o terrorismo internacional, enquanto o seu país tenta negociar a paz.

.Afirmou que durante a audiência se fez o balanço da cooperação entre os dois países, desde a abertura da embaixada em Angola, há 20 anos, e perspectivar o futuro.

Foi ainda analisada a situação em África e no Médio Oriente, os desafios pela paz, particularmente, o terrorismo internacional que ameaça o mundo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA