Vice-presidente analisa cooperação bilateral com embaixador da Rússia

Vice-presidente república, Manuel Vicente, recebe em audiência embaixador da Rússia (Foto: Pedro Parente)

Questões relacionadas com a cooperação económica bilateral entre Angola e a Rússia estiveram em análise nesta terça-feira, em Luanda, num encontro entre o vice-presidente da República Manuel Domingos Vicente e o embaixador russo, Dmitri Lobach.

Angola e a Rússia mantém relações de cooperação há mais de 30 anos no domínios político, económico, diplomático, defesa e segurança.

A saída do encontro abordado pela imprensa o diplomata russo informou que na conversa mantida com o vice-presidente angolano, as partes foram unânimes em concordar que apesar dos desafios que ambos países enfrentam em consequência da queda brusca do petróleo à nível internacional as relações entre Angola/Rússia estão em franco desenvolvimento.

Disse que foram passadas em revista aspectos atinentes aos projectos actuais e do futuro, com destaque para o sector dos diamantes e altas tecnologias, bem como foram avaliadas a cooperação entre a empresa angolana ENDIAMA e russa Alrosa, no âmbito do projecto de Catoca e o desenvolvimento de iniciativas nesta área (diamantes).

Dmitri Lobach avançou ainda que com seu interlocutor falou do projecto Angosat de alta tecnologia , ligado ao lançamento do primeiro satélite angolano no espaço, a cargo de técnicos russos, que dará a possibilidade da cobertura do sistema de internet em todo país, e a digitalização do sinal de televisão.

Explicou que o governo russo está disponível em continuar a prestar o seu apoio a Angola no quadro da cooperação já existente. “Temos uma tarefa semelhante à de Angola relacionado com a diversificação da economia russa em geral e os nossos parceiros no mundo”, pontualizou o embaixador. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA