Turquia não vai readmitir migrantes que já estão nas ilhas gregas

(DR)

A Turquia não readmitirá os migrantes que já estão nas ilhas gregas, no âmbito do projeto de acordo discutido segunda-feira com os dirigentes da União Europeia, declarou nesta quinta-feira o ministro turco das Relações Exteriores, Volkan Bozkir.

“A proposta feita pela Turquia não envolve os migrantes que estão actualmente nas ilhas gregas”, disse Bozkir em uma entrevista à agência governamental Anatolia, ressaltando que seu país aceitará o retorno de dezenas de milhares de refugiados, mas não de milhões.

Na cúpula de segunda-feira, em Bruxelas, a Turquia surpreendeu os dirigentes da União Europeia (UE) com uma série de propostas para ajudar a resolver a pior crise migratória do continente desde a Segunda Guerra Mundial.

Segundo o acordo de princípio obtido, a Turquia se comprometeu a readmitir todos os migrantes, incluindo os sírios, que entrarem clandestinamente na Grécia a partir de seu litoral, sob a condição de a UE conceder asilo a um sírio para cada pessoa dessa nacionalidade que receber de volta em seu território.

Mas os dirigentes europeus deram um prazo até a nova reunião prevista para a próxima semana para finalizar o acordo, que já havia sido criticado pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, pro várias ONG’s e alguns países membros da UE.

A Turquia abriga em seu solo 2,7 milhões de sírios que fugiram da guerra em seu país. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA