Snowden critica Dilma pelo incidente do grampo de conversa com Lula

(FP 2016/ FREDERICK FLORIN)

O ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden comentou o incidente da divulgação do grampo telefônico envolvendo a presidenta do Brasil Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu Twitter o ex-agente escreveu: “‘Going dark’ é um conto de fadas: três anos após as manchetes sobre escutas telefônicas de Dilma, ela continua fazendo chamadas não criptografadas”.

CdxrJpuUsAA1ohOO tweet também apresenta uma colagem de manchetes comparando os dois momentos – o escândalo das escutas telefônicas de Dilma pela NSA, em 2013, e a atual divulgação em todas as mídias nacionais de uma conversa particular da presidenta com Lula.

No meio digital, a expressão “going dark”, que pode ser traduzida para o português como “ficando no escuro”, é usada para se referir ao uso de criptografia nas comunicações.

A mensagem de Snowden, portanto, seria uma espécie de “puxão de orelha” na Dilma por esta não ter aprendido nada com o incidente de 2013, quando ela foi apontada como alvo de espionagem da NSA em documentos ultrassecretos revelados pelo próprio Snowden ao jornal britânico “The Guardian”. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA