São Vicente em vésperas de eleições

Mercado de peixe em São Vicente (RFI / Neidy Ribeiro)

Este domingo, 20 de Março, cerca de 350 mil eleitores cabo-verdianos vão às urnas para eleger 72 deputados ao Parlamento. A nossa enviada especial a Cabo Verde, Neidy Ribeiro, encontra-se em São Vicente e relata o ambiente que se vive no arquipélago.

Em Cabo Verde o desemprego atinge cerca de 35% dos jovens. Vacilizio Gomes que termina este ano o curso de ciências políticas na cidade de Mindelo mostra-se preocupado com este flagelo e acusa os governantes de apostarem mais em infra-estruturas do que na formação dos jovens; “não há outros mecanismos que possam ser utilizados como escapo, fala-se muito de empreendedorismo, mas não sai do papel”.

A nossa enviada especial a Cabo Verde foi esta manhã ao mercado do peixe na cidade de Mindelo, em São Vicente, para ouvir as intenções de voto das vendedoras de peixe, mas as opiniões dividem-se.

Numa altura em que o mundo vive numa era digital, na ilha de São Vicente ainda há quem se informe na rua, nomeadamente, em frente a uma montra; “eu abri em 1967, desde essa altura fazia reportagens. Quando havia um acidente ou alguém morria eu fotografava e punha aqui” descreve Daniel Pinto Mascarenhas.

Nesta campanha a líder do PAICV vem pedido maioria absoluta para governar o pais, entrevista à RFI, Janira Hopfer Almada mostra-se confiante na vitoria; “estou nesta luta com humildade, mas com confiança e determinação. Nós vamos para eleições e é para ganhar e espero que o povo cabo-verdiano escolha o futuro e escolha que continuemos a crescer”. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA