SADC com estratégias para reduzir pobreza na região

SADC (tvm.co.mz)

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) identificou áreas chaves para a redução da pobreza e de integração regional da organização, soube Angop, na reunião de ministros das Finanças, que decorre à porta fechada na cidade de Gaberone (Botswana).

De acordo com um documento que à Angop teve acesso, a proposta, que vai merecer análise para a sua aprovação nas próximas reuniões, vai consolidar os níveis de sensibilização já estabelecidos, ligando os cidadãos da região, os sistemas de informação e intercâmbio de conhecimento, fortalecer os esforços de engajamento de mídia.

Constam igualmente da estratégia, a construção de capacidade de mídia para relatar com competência as questões da SADC, bem como políticas de informação harmonizada, melhorar e reforçar os sistemas de comunicação interna no seio do Secretariado da SADC e com estruturas nacionais.

Manter a imagem corporativa da SADC e uma melhor gestão da marca da SADC, através do uso da SADC Identidade Corporativa Manual (CIM), políticas de mídia social com capacidade de agregação de conteúdo e sistemas que estão ligados a estruturas de comunicação nacionais, são igualmente apontados.

A SADC Communications desenvolverá activamente conteúdo a nível do Secretariado, ao mesmo tempo que trabalhará com instituições da comunicação social nos Estados-Membros para gerar colectivamente conteúdo relevante.

Sublinha o documento que a Comunidade de Desenvolvimento dos países das África Austral irá promover discursos e links de cidadãos, através de fóruns interactivos, bem como de líderes em diferentes níveis, para moldar a agenda de desenvolvimento da região.

A SADC vai intensificar esforços para envolver activamente os meios de comunicação, tanto a nível nacional e regional, políticas de informação harmonizada e vibrante para cobrir a comunidade, com vista a orientar os jornalistas na cobertura de temas sobre SADC.

Os Estados-Membros, através do Conselho e/ou o Comité de Ministros responsáveis ​​pela informação e com o apoio das estruturas nacionais, continuará a organizar e mobilizar recursos para os Media Awards Nacionais da SADC, bem como a consolidação dos Prémios Regionais Mídia.

As oportunidades oferecidas pelos novos meios de comunicação vão ser aproveitadas, especialmente as redes sociais, para se comunicar à SADC e para fornecer uma plataforma que vinculará os cidadãos, com vista a assegurar o desenvolvimento de uma campanha estratégica de mídia social coordenada e que reflicta a visão da região.

Uma equipa SADC será criada com embaixadores eficázes para a organização, o que implicará uma maior cooperação e coordenação entre as direcções, unidades de Relações Públicas (PRU), cujas estratégias serão postas em prática para promover uma melhor compreensão da visão, objectivos, prioridades e programas da organização.

A marca SADC e a imagem corporativa será activamente alimentada e utilizada para construir e consolidar as realizações da organização na região e no mundo. Mecanismos claros para a sua utilização por todos os funcionários serão criados e comunicados para garantir o uso por todos os Estados-Membros, Direcções e Unidades da Secretaria.

A estratégia irá implantar ferramentas e práticas inovadoras de comunicação, que são “adequadas à finalidade” (isto é: adequado tanto para as mensagens que estão a ser comunicadas e os públicos-alvo a ser alvo); incentivar o envolvimento de seus principais intervenientes; e são rentáveis.

Consta igualmente da propostas de comunicação que a Unidade das Relações Públicas deve ser transformado e estruturado em uma Unidade da SADC Communications em pleno funcionamento com o mandato para conduzir o planeamento e coordenação de todas as funções de comunicação no nível mais alto.

A equipa SADC Comunicações, em conjunto com as Direcções e Unidades, irá criar um Grupo de Trabalho Conjunto para a comunicação dentro da Secretaria. O Grupo de Trabalho Conjunto colectivamente vai planear, monitorar as actividades e fazer revisão de comunicações para maximizar e sistematizar comunicações estratégicas dentro de toda a organização.

A SADC Unidade de Comunicação irá desenvolver uma linha de base de comunicações que vai fornecer explicitamente pontos de referência para medir o progresso na realização desta estratégia.

A reunião de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral termina a 15 do corrente mês, com a presença de uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA