Reunião do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA

(UNITA)

Sob a orientação de Sua Excelência o Senhor Isaías Henrique Ngola Samakuva, teve lugar dia 3 de Março de 2016, em Luanda, a Reunião do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, que analisou aspectos da vida interna do Partido e do País.

Sobre a vida interna do Partido, o Secretariado Executivo analisou e aprovou o cronograma de actividades, o lema e logótipo a adoptar para as comemorações do Cinquentenário da UNITA, a decorrer até Março de 2017.

Por ocasião do Março Mulher, o Secretariado Executivo do Comité Permanente saúda todas as mulheres angolanas e encoraja a prosseguirem a sua luta para a sua dignificação.

Sobre vida Política e social dos angolanos, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA tomou conhecimento da tragédia ocorrida na cidade do Lubango, causando a morte a mais de duas dezenas de pessoas.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente exprime a sua solidariedade às famílias enlutadas, ao mesmo tempo que lamenta que as populações vivendo em zonas de risco tenham de esperar indefinidamente que o Executivo indique áreas de reassentamento, uma vez que a terra, segundo a nova Constituição, é propriedade do Estado.

Por outro lado, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política exorta o Executivo da necessidade urgente de proporcionar condições condignas às populações desalojadas há anos e que continuam a viver situações desoladoras, partilhando, em alguns casos, uma residência, ou tendas por duas a três famílias.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores da função pública e não só, pela reivindicação justa dos seus salários em atraso, numa altura em que se assiste a elevação assustadora do custo de vida no país, levando as famílias ao desespero pela perda do poder de compra.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política deplora a degradação da situação sanitária do país e a forma pouco consistente como estão a ser tomadas as medidas contra o surto da febre-amarela, em particular a campanha de vacinação. Insta o Executivo a tomar as medidas necessárias para o controlo do surto da febre-amarela e impedir o aumento da incidência da malária, dengue e chikungunya.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente recomenda a adopção de acções preventivas contra a propagação do mosquito, perante o facto de que o Governo provincial de Luanda continua sem soluções aos problemas de lixo e saneamento básico.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente constata que mais uma vez a imagem de Angola já degradada, tenha sido projectada por mais um escândalo, que teria envolvido altas figuras do Estado de Angola. Contudo, espera que os órgãos de justiça operem no sentido de apurar a verdade e responsabilizar criminalmente os envolvidos.

Luanda, aos 3 de Março de 2016.
O Secretariado Executivo do Comité Permanente
da Comissão Política da UNITA

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA