Presidente sul-coreana promete resposta “firme” a qualquer provocação da Coreia do Norte

(Foto: Lusa/DR)

A Presidente sul-coreana prometeu hoje uma resposta firme a qualquer provocação militar da Coreia do Norte, após o líder do país, Kim Jong-un, ter ordenado que o arsenal nuclear esteja em “estado de prontidão permanente”.

“Se a Coreia do Norte lançar uma provocação, devemos responder com punições severas de modo a mostrar claramente qual o preço que a Coreia do Norte tem de pagar e a expor a nossa determinação em proteger a nossa nação”, disse Park Geun-hye, num discurso transmitido na televisão.

Após a adoção sem precedentes, na quarta-feira, de duras sanções contra Pyongyang pelo Conselho de Segurança da ONU, Park alertou para a possibilidade de uma resposta mais “feroz” do que o habitual por parte da Coreia do Norte.

Horas após a aprovação da resolução, Pyongyang disparou seis mísseis de curto alcance para o mar — uma resposta quase de rotina para condenar posições da comunidade internacional.

Os lançamentos foram pessoalmente monitorizados por Kim Jong-un que, de acordo com a imprensa estatal, ordenou também que o arsenal nuclear fosse colocado em “estado de prontidão permanente”.

Park afirmou que a Coreia do Sul vai manter a sua estratégia de pressionar Pyongyang até à desnuclearização.

“Temos de fazer a Coreia do Norte perceber que o seu regime não vai sobreviver se não desistir do seu programa nuclear”, disse. (Agência Lusa)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA