Presidente eleito da RCA agradece apoio de Angola

Presidente eleito da República Centro Africana, Faustin Archange Touadéra (Foto: Francisco Bernardoo)

O Presidente recém-eleito da República Centro Africana (RCA), Faustin Archange Touadéra, agradeceu hoje, em Luanda, o apoio prestado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ao governo de transição para a concretização das eleições de 14 de Fevereiro último.

Faustin Archange Touadéra falava à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no final da visita de 24 horas que efectuou a Angola, onde se encontrou com o Presidente José Eduardo dos Santos.

“Gostaria de agradecer as ajudas que sua Excelência o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, prestou ao governo de transição da República Centro Africana, ajudas muito importantes, que levaram a RCA a estabilizar-se, a recuperar alguma segurança; factores importantes na concretizações das eleições”, frisou.

“Sabemos que Angola conheceu um longo período de crise, de guerra, mas desde 2002 sob a liderança de José Eduardo dos Santos, enveredou pelo caminho do progresso. Viemos para aprender”, afirmou.

Considerou esta visita, como a premissa a ter em conta no decurso da sua governação, depois da tomada de posse agendada para o final deste mês, para que a experiência de Angola seja aplicada e “isto é fundamental para que o nosso país possa de facto retomar o caminho da paz e do desenvolvimento”.

Faustin ArchangeTouadéra, que já foi primeiro-ministro, venceu o segundo turno das eleições com 62,71% dos votos, contra 37,29% do seu rival, Anicet-Georges Dologuele.

Presentemente, um governo de transição chefiado pela Presidente Catherine Samba Panza conduz os destinos da República Centro-Africana até finais do mês em curso, altura em que o presidente toma posse. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA