Presidente da República cria comissão para limpar Luanda

Presidente – José Eduardo dos Santos (Foto: Francisco Miúdo/arquivo)

Uma comissão para limpar a província de Luanda, com o objectivo de acabar com os grandes focos de lixo, foi criada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

De acordo com Eugénio Laborinho, coordenador executivo. a comissão tem também a missão de mobilizar as forças de defesa, segurança e ordem interna, para, num período de 45 dias, melhor o saneamento básico na província.

As sua actividades começam, sábado, em simultâneo em todos os municípios e centralidades, com uma campanha massiva de recolha de resíduos sólidos.

Eugénio Laborinho, falava durante um encontro, na sede do Governo Provincial, com líderes religiosos e administradores municipais.

A mega campanha, esclareceu, surge em apoio ao trabalho do GPL, para extinguir os grandes focos de lixo um pouco por toda a província de Luanda, provocando elevados casos de febre-amarela, diarreia e paludismo, bem como mortes nas unidades hospitalares.

Indicou que a comissão mobilizou várias empresas que têm compromisso firmado com o Governo, para em conjunto com as Forças Armadas, Polícia Nacional, Protecção Civil e Bombeiros, Serviços Prisionais e de Emigração, assim como igrejas, associações juvenis e voluntários, limpar a província.

“Em todos os países do mundo, as forças de defesa, segurança e ordem interna, nesses momentos, aparecem e por isso estão mobilizadas para minimizar o luto e o sofrimento que o lixo está a causar na nossa população”, assegurou.

A comissão é coordenada pelo ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares e integra o segundo comandante do Exército, Gouveia de Sá Miranda, os administradores municipais e distritais e os presidentes das centralidades do Kilamba e do Sequele. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA