PR aborda questões de interesse comum com homólogo santomense

Presidente da República, José Eduardo dos Santos, (à dir.) recebe homólogo de São Tomé e Príncipe (Foto: Francisco Miúdo/Arq)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, manteve hoje, quarta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, um encontro com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, com quem abordou assuntos de interesse bilateral.

Questões de carácter regional e internacional terão sido abordadas também no encontro entre José Eduardo dos Santos e Pinto da Costa, que chegou hoje à Luanda.

Manuel Pinto da Costa que regressa nesta quinta-feira, ao seu país, vai testemunhar as cerimonias fúnebres do nacionalista angolano, Lúcio Rodrigo Leite Barreto de Lara, falecido sábado último, vítima de doença, numa das clínicas da capital, cujos restos mortais vão a enterrar por volta das 15h00 de hoje (quarta-feira), no cemitério Alto das Cruzes.

Lúcio Rodrigo Leite Barreto de Lara, também conhecido por TchiweKa, casado, filho de Lúcio Gouveia Barreto de Lara e de Clementina Leite de Lara, nasceu aos 9 de Abril de 1929, no Município da Caála, Província do Huambo.

Participou em actividades patrióticas a partir de 1949, enquadrado na antiga “Casa dos Estudantes do Império”, de que foi membro em Coimbra, sob a presidência do fundador da nação angolana, António Agostinho Neto, com quem também formou o primeiro núcleo clandestino, antes da fundação do MPLA.

Foi co-fundador do Club Marítimo Africano, conjuntamente com Agostinho Neto, Humberto Machado, Zito Van Dúnem e outros patriotas angolanos e de outras colónias portuguesas.

Co-fundador do Movimento Anti-Colonialista (MAC), precursor do MPLA que agrupou patriotas de todas as colónias portuguesas de então, nomeadamente Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Noémia de Sousa, Mário Pinto de Andrade.

Co-fundador do MPLA, em 1956, realizou várias missões no sentido de coordenar as actividades em Angola, Portugal e França. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA