PR aborda cooperação com procuradora-geral da República de Moçambique

Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concede audiência à Procuradora Geral da república de Moçambique (Foto: Cedida a Angop)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu nesta quinta-feira, em Luanda, a procuradora-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, com quem abordou aspectos relacionados com o reforço da cooperação no domínio judiciário.

No final do encontro, a magistrada moçambicana disse à imprensa ter transmitido ao Presidente da República, os cumprimentos do seu homólogo de Moçambique, Filipe Nyusi, bem como manifestou a intenção da concretização de um acordo bilateral para a extradição de presos.

“Apesar de termos alguns acordos multilaterais no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), sempre entendemos que o acordo bilateral vai facilitar e acelerar os procedimentos no sentido de melhorarmos a cooperação jurídica”, realçou.

Na ocasião, Beatriz Buchili enalteceu o engajamento e contribuição do presidente José Eduardo dos Santos no reforço da cooperação a todos os níveis entre Angola e Moçambique, em especial na área da magistratura judiciária.

Por outro lado, agradeceu a colaboração que o estadista angolano tem dado na manutenção e consolidação da associação dos procuradores-gerais de África, um fórum fundamental para o reforço da cooperação entre os estados e povos do continente.

A magistrada moçambicana encontra-se em Luanda desde domingo último, para uma visita de sete dias a Angola destinada a colher experiências em várias matérias judiciais, com realce para a de instrução criminal. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA