Parlamento do Afeganistão atacado por “rockets” talibã

(Reuters)

Vários “rockets” talibã foram disparados esta manhã contra o novo parlamento do Afeganistão, em Kabul, quando o ministro do Interior se preparava para falar na sessão parlamentar.

Mais um ataque esta manhã, dia 28 de Março, na cidade de Cabul, a capital do Afeganistão, que, aparentemente, não causou feridos já que não terá atingido o edíficio principal mas apenas a zona adjacente.

A notícia avançada pela agência Reuters descarta a existência de danos, citando deputados afegãos. O que contrasta com as declarações do porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, que afirma que os atentados provocaram estragos pesados.

“Três ‘rockets’ foram disparados contra o parlamento mas não acertaram no edifício central,” disse Safiullah Muslim, um deputado da província de Badakhshan. “Aconteceu quando já decorria a sessão parlamentar”, acrescentou citado pela Reuters.

O responsável pela seguarança disse à agência que os três “rockets” de longo alcance foram lançados de uma colina a vários metros do edifício do parlamento.

Os talibã divulgaram, entretanto, uma declaração por email, juntamente com fotografias do ataque, que aparecem revelar fumo vindo de perto do parlamento num bairro da zona oriental de Cabul.

Noutra foto, pode também ser visto um pequeno buraco e uma parede danificada. Estragos, aperentemente, causados pelos “rockets”.

O ministro do Interior, Taj Mohammad Jahid, disse ao deputados que “houve negligência por parte das forças de segurança” e assegurou que “a segurança será reforçada na área do parlamento”. (Jornal de Negocios)

DEIXE UMA RESPOSTA