“OTAN está obsoleta”, diz Donald Trump

(AFP)

Um dos candidatos republicanos à Casa Branca Donald Trump reiterou nessa quinta-feira suas críticas à OTAN e afirmou que os Estados Unidos contribuem demasiado com o financiamento da aliança militar atlântica.

“A OTAN está obsoleta e deve ser transformada para concentrar-se mais no terrorismo além de algumas das coisas que já se concentra”, escreveu o favorito das primárias republicanas no Twitter.

“Nós pagamos uma parte desproporcional dos custos da OTAN. Por quê? Já é hora de renegociar”, acrescentou o magnata.

Na segunda-feira, Trump criticou a OTAN em uma entrevista no jornal The Washington Post.

“Acho que a OTAN serve, mas olho a situação na Ucrânia e digo, a Ucrânia é um país que nos afeta muito menos do que afeta outros países da OTAN; no entanto, a gente é que faz todo o trabalho, eles não fazem nada”, declarou.

A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton, favorita pelo seu partido, respondeu nesta quarta-feira a essas declarações de Trump:

“A OTAN em particular é um dos melhores investimentos que os Estados Unidos já fizeram”, declarou.

Os dois rivais republicanos de Donald Trump também criticaram suas declarações. O senador do Texas Ted Cruz lamentou, nesta quarta, uma “capitulação preventiva” e considerou que os Estados Unidos não devem retirar-se da Europa “nem abandonar nossos aliados”, enquanto que John Kasich, governador de Ohio, disse querer “reforçar a OTAN”. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA