Moxico: Vice-governadora incentiva mulheres a aumentar produção de sabão

Moxico: Adriana Sofia Cacuassa Bento - Vice Governadora para área Política e Social (Foto: Kynda Kyungu)

A Vice-governadora provincial para o sector político e social do Moxico, Adriana Sofia Cacuassa Bento, incentivou hoje, terça-feira, no Luena, a mulher rural do município da Cameia , a incrementarem a produção do sabão caseiro e disseminarem os métodos às crianças.

Falando durante o acto de lançamento do projecto, enquadrado nas comemorações do 8 de Março, Dia internacional da Mulher, afirmou que a produção do sabão vai diminuir a importação do produto e servir de via de auto-suficiência alimentar das famílias na região, combatendo a fome e a pobreza.

Disse que o projecto deve ser igualmente praticado pelas crianças, para estimulá-las o espírito empreendedor e ocupar os seus tempos livres, enquanto desenvolvem a sua capacidade motora e intelectual.

Por sua vez, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Domingas Cecília Bento, reforçou o apelo ao fomento do empreendedorismo a nível local, anunciando a implementação, nesta localidade, dos novos métodos de lavagem das mãos.

“O novo método de lavar as mãos baseia-se em colocar a água numa jarra ou caneca e com auxílio de uma outra pessoa entornar a água nas mãos e esfregando, evitando as habituais bacias, visto que as mãos carregam consigo muitas bactérias e que podem ficar na banheira e, posteriormente, contaminar a quem pode usá-la, posteriormente”, disse.

A produção do sabão caseiro é feita com a matéria-prima local, processado através da junção de água, óleo vegetal ou de palma, soda cáustica, detergente (omo) e farinha de milho, numa mesma bacia e, de seguida, é transfigurada numa massa líquida que se transforma em sabão sólido, uma hora depois.

Implementado desde 2015, o projecto já beneficiou mulheres rurais de sete dos nove municípios que compõem a província do Moxico, nomeadamente, Moxico (sede), Camanongue, Luchazes, Bundas, Luau, Alto Zambeze e Cameia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA