Moxico: Dinamização do arroz entre as prioridades

Moxico: Cultivo do arroz na forja nos Bundas (Foto: Angop)

A cultura do cultivo do arroz será dinamizada na próxima campanha agrícola no município dos Bundas, província do Moxico, com o financiamento aos camponeses organizados em associação informou na segunda-feira, na circunscrição, o administrador local, José Miguel Mundunda.

Informou que recebeu garantias, que apesar da conjuntura económica menos boa que o país atravessa, o Banco de Poupança e Crédito (BPC) financiará, este ano, os camponeses organizados em associações e cooperativas para aquisição de inputs agrícolas e estimular a produção do arroz.

O administrador municipal assegurou que as 16 associações controladas na região e com garantias de beneficiarem do crédito agrícola vão revitalizar a produção do mel.

Apelou aos demais camponeses da circunscrição a associarem-se com objectivo de beneficiarem de incentivos do governo para aumentarem a produção na região e contribuir na diversificação da economia.

O município dos Bundas já foi considerado, na era colonial, um dos principais celeiros na produção de arroz no país, concretamente, na comuna de Mussuma-Mitete.

“Reatado o cultivo, em 2015 produziu-se mais de 10 toneladas de sereias na região, porém, a degradação da estrada que liga a comuna para à vila sede (Lumbala-Nguimbo) dificulta o escoamento do referido produto para a cidade”, apontou. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA