Moxico: Bispo destaca importância do Seminário Filosófico na formação do clero

Moxico: Bispo da diocese do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco (Foto: David Dias)

O Seminário Maior de Filosofia vai facilitar a formação do clero, na vertente filosófica, com qualidade para as Dioceses da região Leste (Luena, Saurimo e Dundo), afirmou sábado, no Luena, o bispo diocesano do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco.

Intervindo na cerimónia que marcou a abertura do 1º Seminário Maior Filosófico da região Leste, afirmou que apostar na formação de quadro filósofos é assumir a responsabilidade de continuar a desenvolver-se a igreja.

Fez saber que os 35 estudantes inscritos para frequentarem o curso nos próximos três anos, 17 são seminaristas que darão continuidade ao processo sustentado de formação de um clero de qualidade e responsabilidade.

Almejou que a autonomia académica que o seminário tem permita ser uma escola brilhante e que forme quadros com bons resultados, face a sua importância estratégica na região.

Manifestou-se satisfeito com a reabilitação e modernização que mereceram as obras que albergam o seminário, suportado pelo governo provincial, implantado dentro do Complexo Escolar Diocesano São José, que alberga ainda as escolas do I e II ciclos do ensino secundário.

“Agradecemos ao governador da província do Moxico, por assumir quase todas as despesas da reabilitação de todos os imóveis desta estrutura”, finalizou. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA