Morreu Nicolau Breyner

Nicolau Breyner - Festa 23 anos da TVI 20.02.16 (Foto: Tiago Frazão/Lux)

Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu após um ataque cardíaco.

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco.

João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de nome completo, nasceu em Serpa, a 30 de julho de 1940. Tornou-se conhecido do grande público pelo seu trabalho como ator, mas também assumiu funções de realizador, produtor e, até, apresentador.

Nicolau Breyner, fazia parte do elenco da nova novela da TVI, ainda em filmagens, “A Impostora”. Neste trabalho, Nicolau Breyner vestia a pele de Edmundo Gaspar.

Mas o ator fez diversos trabalhos para a TVI dos quais destacamos os papeis, mais recentes, as novelas “O Beijo do Escorpião” (2014), como Henrique Albuquerque e em “Jardins Proibidos” (2014-2015), como Manuel Maria Vasconcelos de Alcântara.

Já no grande ecrã, os seus últimos trabalhos datam também de 2014 com “Virados do Avesso”, de Edgar Pêra, e “Os Gatos não Têm Vertigens”, realizado por António-Pedro Vasconcelos e escrito por Tiago Santos.

A televisão também fez parte do seu caminho e há muitos momentos para recordar. Como, por exemplo, o programa que criou após o 25 de abril de 1974, denominado “Nicolau no País das Maravilhas” e onde nasceu a rábula “Senhor feliz e senhor contente” que acabaria por lançar um jovem aspirante a humorista, Herman José.

Recorde-se que em 2009, Nicolau Breyner teve que enfrentar um cancro na próstata. Uma doença que venceu. (TVI24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA