Morre nos EUA Ray Tomlinson, o inventor do e-mail

(AFP)

O americano Ray Tomlinson, que inventou o e-mail, morreu aos 74 anos, segundo Vinton Cerf, co-inventor do protocolo TCP/IP e actual vice-presidente da Google.

Nascido em 1941, Tomlinson se formou no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e em 1971 escreveu o primeiro e-mail da história.

Cerf anunciou a morte de seu colega nas suas páginas do Twitter e do Facebook. A imprensa americana informou que Tomlinson foi vítima de uma deficiência cardíaca.

Tomlinson projectou o programa para enviar e-mails quando trabalhava na Arpanet, rede a serviço de pesquisadores e militares que mais tarde daria origem à Internet.

Foi dele a ideia de utilizar o símbolo @ para separar a identidade da pessoa da rede a qual se vincula.

Em seu blog, Tomlinson havia contado com riqueza de detalhes a história de sua criação.

“O primeiro e-mail foi enviado entre duas máquinas que se encontravam uma ao lado da outra”, conectadas através da Arpanet, explicou.

“A primeira mensagem foi bastante ‘esquecível’ e de fato a esqueci”, acrescentou. “O mais provável é que tenha sido algo como QWERTYUIOP (as primeiras letras do teclado em inglês) ou algo assim…”.

“Não acreditem em tudo o que lêem na Internet. Lembrem, há pessoas por trás dessa web e as pessoas cometem erros”, alertou no seu blog http://openmap.bbn.com/~tomlinso/ray/firstemailframe.html. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA