Migração: UE procura consenso antes da cimeira com a Turquia (vídeo)

(EURONEWS)

Os líderes da União Europeia tentam chegar a acordo, esta quinta-feira, em Bruxelas, sobre a proposta a apresentar à Turquia para garantir o compromisso de Ancara num esquema destinado a travar o fluxo migratório para as ilhas gregas.

UE e Turquia começaram a negociar há dez dias, sem chegar a acordo. Voltam a reunir-se esta sexta-feira.

A Turquia é um ponto de passagem para sírios, afegãos, líbios, que querem chegar à Europa.

Esmirna é a cidade de onde partem. Em Basmane, que faz parte desta localidade, os comerciantes adaptam-se aos novos tempos e vendem artigos como coletes que nem sempre salvam vidas. É também aqui que os refugiados se encontram com os traficantes humanos.

Esmirna é a praia de onde muitos partem. Menos nos últimos dias devido às recentes operações das forças de segurança turcas e ao mau tempo:

“Ao longo das últimas semanas, muitas pessoas, muitos sírios que se despediram de nós, cerca de 90 por cento, não puderam partir. Regressaram dizendo que não conseguiram. Dizem “a Alemanha já não nos aceita” ou “o tempo está mau”. Mas há muitas pessoas que estão a planear viajar no verão”, explica um habitante desta cidade turca.

O inverno e as autoridades turcas podem ter reduzido a atividade migratória mas apenas temporariamente, como adianta Bora Bayraktar, correspondente da euronews na Turquia:

“A atividade em Basmane, ponto de encontro daqueles que tentam chegar à Europa, diminuiu nas últimas semanas. Veremos o impacto das medidas que a Turquia vai adotar quando chegar o verão”, diz Bayraktar. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA