Lunda Sul: População de Canoquena conta com sistema de água potável

Sistemas de Captação e Distribuição de Água (Foto: ANGOP)

A população da localidade de Canoquena, 70 quilómetros da sede municipal de Saurimo, província da Lunda Sul, conta a partir de hoje, terça-feira, com um sistema de abastecimento de água potável, com capacidade de jorrar 10 mil litros por dia.

O referido sistema, construído no âmbito dos programas Água para Todos e Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, foi inaugurado pela governadora da província, Cândida Narciso, e testemunhado pelo administrador de Saurimo, Gregório Miasso.

Na ocasião, a governadora apelou à população local, no sentido de preservar o sistema alimentado por painéis solares e que funcionará 24 horas/dia, para quem este programa estender-se-á nas demais localidades desta comuna, tendo exortado os moradores da localidade a fazerem o uso racional da água.

Por seu turno, a população local, enalteceu a iniciativa do governo da província em construir um novo sistema de água na região que vai minimizar a carência do líquido precioso com que a comunidade local se debatia a longos anos.

Disse que o novo empreendimento vai contribuir para a redução de várias doenças de fórum hídrico na região, já que a população era obrigada a consumir água tirada directamente dos rios.

A localidade de Canoquena é habitada por cerca de 803 pessoas, maioritariamente camponesa.

Segundo dados da direcção provincial da Energia e Água na Lunda Sul, o município de Saurimo conta actualmente com 32 sistemas de abastecimento de água potável, que beneficia cerca de 77.140 habitantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA