Huíla: Reinaugurado sistema de captação de água potável no Lubango

Entrega de um sistema de abastecimento de água (Foto: Pedro Manuel)

Um sistema de captação e distribuição de água potável com capacidade de bombear 500 metros cúbicos/hora, em benefício de mais de 20 mil pessoas, foi reinaugurado terça-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, pelo director nacional das águas, Lucrécio Costa.

A infra-estrutura foi entregue aos populares no quadro das comemorações do dia mundial de Água (22 de Março), com os festejos a decorrerem sob o lema “Água e Emprego”.

Construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento Institucional no Sector das Águas, as obras orçaram em 45 milhões de Kwanzas financiados por uma linha de crédito da China.

No mesmo âmbito, o responsável inaugurou também um outro sistema idêntico com capacidade de bombear 50 metros cúbicos/hora, para mais de dois mil residentes na comuna da Arimba, onde foram feitas 400 ligações domiciliares e comporta um reservatório de cinco mil litros/hora e lavandaria.

A infra-estrutura custou ao Estado 35 milhões de Kwanzas e vai funcionar 24/24 horas através da instalação de um gerador a gasóleo.

Lucrécio Costa efetuou ainda visitas às condutas de águas em construção de 2015 nesta urbe numa extensão de 21 quilómetros, no âmbito da primeira fase do Programa “Águas do Lubango”, o futuro edifício da empresa provincial de Águas, campos de furos, para além de participado na plantação de árvores.

O município do Lubango conta com uma extensão de três mil e 140 quilómetros quadrados e uma população estimada em 731 mil e 575 habitantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA