Grã Bretanha mandará três navios militares ao mar Egeu

(AFP)

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou neste domingo (segunda-feira pelo horário local) o envio de três navios militares para participar nas operações da Otan contra o transporte ilegal de migrantes no mar Egeu.

Cameron fez o anúncio por um comunicado horas antes de participar em uma cúpula europeia em Bruxelas, onde a União Europeia quer pressionar a Turquia para que ajude a controlar a pior crise migratória na Europa desde 1945, e que coloca sua unidade em risco.

“Devemos quebrar o comércio dos traficantes criminosos e dissuadir essas pessoas amontoadas em barcos a empreender uma viagem perigosa e infrutífera”, disse o primeiro-ministro.

Essa missão “é uma oportunidade para frenar os traficantes e mandar uma mensagem clara aos migrantes que pretendem vir à Europa de que terão que regressar”, acrescentou.

O “RFA Mounts Bay”, um navio militar de transporte, duas lanchas rápidas de intercepção e um helicóptero Wildcat, se somarão em questão de dias à lancha rápida britânica “VOS Grace”, que se encontra na região, que é o principal ponto de passagem de milhares de migrantes que chegam há Europa há mais de um ano. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA