Economia: Acordo entre Isabel dos Santos e CaixaBank está próximo

Acordo entre Isabel dos Santos e CaixaBank está próximo Foto: Tiago Petinga/lUSA/DR

“Expresso” noticia que a empresária angolana e os espanhóis do CaixaBank já têm um acordo “praticamente fechado” para que o BPI fique espanhol e o BFA angolano.

A empresária angolana e os espanhóis do CaixaBank estão próximos de um acordo para que o BPI fique espanhol e o BFA angolano. A notícia é do Expresso Diário, que diz que faltam apenas “questões finais e a aprovação em assembleia-geral dos acionistas do BPI e do BFA”.

Segundo o jornal, o acordo dispensa a desblindagem dos estatutos nostermos propostos pela administração do BPI e prevê uma redistribuição do poder. Em concreto, o La Caixa compra o controlo do BPI e Isabel dos Santos compra o controlo do BFA. O Expresso acrescenta que o primeiro-ministro, António Costa, “esteve pessoalmente envolvido no processo”.

O Observador tentou contactar fonte oficial do BPI, para já sem sucesso.

Poderá estar, assim, perto de terminar o impasse que tem atormentado o banco nos últimos meses, a tempo de cumprir o prazo definido pelo BCE – 10 de abril – para resolver o problema da exposição relativa excessiva a Angola, um país que perdeu a equivalência da supervisão. (Observador)

por Edgar Caetano

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA