Cunene: Garantida assistência a mais de 400 pacientes com problemas oftalmologicos

Consultas Oftamologicas (Foto: Clemente Santos/Arq)

Quatrocentos e 74 pacientes com problemas oftamologicos foram assistidos de Janeiro a presente data no hospital geral de Ondjiva, província do Cunene, mais 15 em relação ao igual período anterior, informou hoje, quarta-feira, na região, o chefe adjunto da estatística da referida unidade sanitária, Lucas Ndemongela.

De acordo com o responsável os doentes foram diagnosticados com problemas de ametropia, conjuntivite alérgica, traumatismo e cataratas, sede este ultimo o mais frequente.

“ Estamos a registar muitos casos de cataratas que requerem cirurgia entre a população adulta, que temos transferido à Benguela, Huambo e Luanda, que regularmente realizam campanhas de cirurgias”, sublinhou a fonte.

Lucas Ndemongela considerou a catarata ser uma doença degenerativa que tem a ver com a idade da pessoa, provocada pelo envelhecimento de uma determinada estrutura da vista com maior incidência a partir dos 40 aos 50 anos de idade.

Lamentou o facto de a província não possuir uma óptica para a venda e configuração de lentes graduadas, sendo uma desvantagem para os pacientes acometidos com problema de visão, que são obrigados a deslocarem-se a outras provinciaas do país ou mesmo a vizinha República da Namíbia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA