Cunene: Emancipação da mulher passa pela superação académica e profissional

Cunene: Muteka Mbutu - 2ª Secretária Provincial da OMA (Foto: José Cachiva)

A segunda secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cunene, Muteca Mbunto, afirmou nesta segunda-feira, em Ondjiva, que a emancipação da mulher passa pela superação académica e profissional.

Em declarações à Angop, a propósito da jornada “Março Mulher”, evocou a necessidade da mudança de atitude das mulheres, realçando que as mesmas devem libertar-se do analfabetismo, ultrapassar o preconceito de inferioridade diante dos homens e apostar na sua formação académica e profissional.

“A mulher de hoje deve lutar para sua emancipação, através da aposta na formação académica e técnica profissional, a fim de desenvolverem a sua liderança, com determinação e na luta pela conquista dos seus direitos“, sustentou.

Apelou as mulheres a trabalharem no combate dos valores morais e culturais, realçando que a jornada serve de reflexão contra todo tipo de discriminação, combate a violência domestica, ao alcoolismo no seio das mulheres e a fuga a paternidade.

Muteca Mbuto referiu que a mulher angolana desde os tempos remotos mostrou a sua determinação na luta pela sua posição, onde soube estar a altura de defender a soberania e integridade territorial, daí que a data serve de homenagem e reflexão de todas heroínas que lutaram pela liberdade edificaram o país. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA