Cuando Cubango: Decorre III reunião extraordinária do MPLA na província

Pedro Mutinde - Primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango (Foto: Armando Morais)

Membros do Comité Provincial do MPLA no Cuando Cubango estão reunidos hoje, quinta-feira, na sua terceira sessão extraordinária, que visa, entre outros pontos, a convocação da VII Conferência Ordinária do partido, nos termos dos seus estatutos.

Na reunião, que decorre na sala de sessões do partido, participam os primeiros secretários municipais, membros do comité central, provincial, e é testemunhada pelo Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA.

Este grupo é chefiado pelo seu coordenador à província, António Paulo Kassoma, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, secretário para Política de Quadros, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

O primeiro secretário do MPLA no Cuando Cubango, Pedro Mutindi, disse, na abertura, que a presente reunião é uma sequência do processo orgânico da terceira conferência ordinária do partido, cujas tarefas da sua preparação tem lugar em todos os municípios da província.

Segundo referiu, esta terceira reunião extraordinária que hoje se realiza tem como principal objectivo convocar a VII sessão ordinária do MPLA no Cuando Cubango, nos termos da alínea a, nº2, artigo 54 dos Estatutos do Partido, com vista ao reforço da capacidade organizativa e ideológica como condição indispensável para um maior desempenho da organização nos próximos desafios políticos.

Pedro Mutindi fez saber que o MPLA no Cuando Cubango, no domínio da vida interna, para além das tarefas atinentes à preparação do VII Congresso Ordinário, tem vindo a dar particular realce a consolidação e ao prosseguimento do movimento de revitalização dos Comités de Acção do Partido (CAPS), bem como o cumprimento das orientações superiores quanto à revitalização do sistema de formação político – ideológica.

O primeiro secretário assegurou que o governo que dirige, sendo parte integrante do Executivo Angolano, sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, reitera o empenho e dedicação na perspectiva de se ultrapassar as dificuldades decorrentes da desaceleração da economia.

De acordo com o político, este empenho é de apostar no desenvolvimento sustentável do país, porquanto este facto enaltece o orgulho nacional e autoestima dos angolanos.

Por outro lado, informou que, em Janeiro último, terminaram no Cuando Cubango as assembleias de balanço e de renovação de mandatos dos Comités de Acção do Partido, avançando que de acordo com o programa de acções do partido, concebido à luz da metodologia geral da preparação e realização do VII Congresso Ordinário do MPLA, terá lugar, em Abril próximo, as conferências municipais e comunais ordinárias.

Depois destas, continuou, seguirá a realização de uma reunião ordinária do comité provincial, para a aprovação dos documentos a serem submetidos à conferência provincial.

Para além da convocação da VII reunião ordinária local, o encontro, onde participa igualmente o segundo secretário provincial do partido, João António Lineha Muhembo, consta a aprovação da resolução da constituição numérica do futuro comité provincial, que no passado era de 75 (agora será de 135 membros), e informação os assuntos tratados na reunião do secretariado do Bureau Político com os primeiros e segundos secretários provinciais do partido, realizada no mês de Fevereiro. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA